Site Map

Please note:

You are viewing archival ICANN material. Links and information may be outdated or incorrect. Visit ICANN's main website for current information.

ICANN

A comunidade internacional da Internet trabalha em equipe para promover a estabilidade e a integridade da Internet.

O que é a ICANN?

A ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (órgão mundial responsável por estabelecer regras do uso da Internet ) é uma entidade sem fins lucrativos e de âmbito internacional, responsável pela distribuição de números de “Protocolo de Internet” (IP), pela designação de identificações de protocolo, pelo controle do sistema de nomes de domínios de primeiro nível com códigos genéricos (gTLD) e de países (ccTLD) e com funções de administração central da rede de servidores. Esses serviços eram originalmente prestados mediante contrato com o governo dos EUA, pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA) e outras entidades. A ICANN hoje cumpre a função da IANA.

Sendo uma sociedade de capital misto, a ICANN se dedica à manutenção da estabilidade operacional da Internet, à promoção da concorrência, a obter uma ampla representação das comunidades globais congregadas na Internet e ao desenvolvimento de uma política adequada à sua missão, com processos consensuais, implantados através da abordagem "bottom-up"(de baixo para cima).

O que é o sistema de nomes de domínio?

O Sistema de Nomes de Domínio (Domain Name System–DNS) ajuda os usuários a encontrar seus pontos de destinos na Internet. Todo computador na Internet recebe um endereço exclusivo conhecido como “endereço IP” (endereço de Protocolo de Internet). Como os endereços IP (que são seqüências de números) são difíceis de serem lembrados, o sistema DNS permite que eles sejam representados por uma seqüência de letras familiar (o “nome de domínio”). Assim, em vez de digitarmos “192.0.34.163,” podemos digitar “www.icann.org.”

O DNS converte o nome de domínio digitado para o endereço IP correspondente e conecta o internauta ao local da Internet que ele deseja acessar. O DNS também permite o funcionamento correto da função de e-mail, fazendo com que as mensagens cheguem aos seus destinatários.

Qual é a função da ICANN?

A ICANN é responsável por coordenar o controle dos elementos técnicos do DNS que garantem a “resolução universal”, que ajuda os usuários da Internet a encontrar qualquer endereço válido. Isso é realizado através da supervisão da distribuição das identificações exclusivas usadas nas operações da Internet e a distribuição de nomes de domínio de primeiro nível (como .com, .info, etc.).

Outras questões de interesse dos usuários da Internet, como regras para transações financeiras, controle do conteúdo da Internet, mensagens eletrônicas comerciais não solicitadas (“spam”) e proteção de dados, não fazem parte das tarefas de coordenação técnica executadas pela ICANN.

A capacidade de garantir resultados antecipados de qualquer ponto da Internet é chamada de “resolução universal.” É um recurso fundamental do sistema de nomes de domínio. É o que faz a Internet ser o recurso indispensável e de alcance mundial que é hoje. Sem ele, um nome de domínio poderia apontar para vários locais na Internet sob diferentes circunstâncias, o que só causaria confusão.

Como funciona a ICANN?

Dentro da estrutura da ICANN, governos e organizações de tratados internacionais trabalham em parcerias com empresas, entidades e indivíduos altamente qualificados, envolvidos no desenvolvimento e manutenção da Internet global. A inovação e o crescimento contínuos da Internet criam novos desafios para a manutenção da estabilidade. Nesse trabalho conjunto, os participantes da ICANN lidam com as questões diretamente ligadas à missão de coordenação técnica da ICANN. Fiel ao princípio de total auto regulamentação em uma economia de alta tecnologia, a ICANN é, talvez, o exemplo máximo de trabalho em equipe, dado pelos vários membros da comunidade que compõe a Internet.

A ICANN é administrada por uma diretoria internacional diversificada, que supervisiona o processo de desenvolvimento de políticas. O presidente da ICANN administra uma equipe internacional que opera de três continentes, garantindo que a ICANN cumpra seu compromisso operacional com a comunidade da Internet.

Projetado para atender às exigências das tecnologias e economias em constante mudança, esse processo de desenvolvimento de políticas, flexível e de implementação imediata, é ditado pelas três organizações de suporte (Supporting Organizations). Os comitês consultivos (Advisory Committees) de organizações de usuários individuais e comunidades técnicas colaboram com as organizações de suporte para criar políticas adequadas e eficazes. Mais de oitenta governos prestam à Diretoria um serviço constante de assessoria, através do Comitê Consultivo Governamental (Governmental Advisory Committee).

A diretoria da ICANN conta com cidadãos da Alemanha, Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Coréia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Gana, Holanda, Japão, México, Portugal, Quênia, Reino Unido e Senegal.

Realizações da ICANN

Entre as recentes realizações da ICANN podemos citar:

A ICANN estabeleceu a concorrência no mercado para registros de nomes de domínio genéricos (gTLD), resultando em uma redução de 80% nos custos dos nomes de domínios e gerando todos os anos para os consumidores e empresas uma economia de mais de US$1 bilhão em custos com registro de domínios.

A ICANN implementou uma política de resolução para disputas por nomes de domínios (Uniform Domain Name Dispute Resolution Policy–UDRP), que já foi usada para resolver mais de 5.000 disputas referentes aos direitos sobre nomes de domínios. Essa política UDRP foi projetada para ser eficiente e de baixo custo.

Em um trabalho coordenado com as devidas comunidades técnicas e partes interessadas, a ICANN adotou diretrizes para a implementação de nomes de domínios internacionalizados (IDN - Internationalized Domain Names), abrindo o caminho para o registro de domínios em centenas de idiomas.

O trabalho constante da ICANN

Em 2000, a ICANN introduziu sete novos gTLDs: .aero, .biz, .coop, .info, .museum, .name, e .pro. A comunidade ICANN atualmente está explorando a possibilidade de criação de outros gTLDs.

Em resposta às preocupações da comunidade no que se refere à privacidade e acessibilidade, a ICANN está promovendo diversos workshops para tratar do Whois, o banco de dados público que mantém os registros de nomes de domínio.

Com a implementação do IPv6, o novo protocolo de numeração dos endereços IP, a interoperabilidade global da rede continua sendo a missão principal da ICANN.

ICANN deseja a participação de todos

A participação na ICANN está aberta a todos aqueles que tenham algum interesse na política global da Internet do ponto de vista da coordenação técnica, que é a tarefa da ICANN. A ICANN estabelece muitos fóruns na Internet, que podem ser acessados a partir do Web site da ICANN, e as organizações de suporte e os comitês consultivos mantêm mailing lists ativas para os participantes. Além disso, a ICANN faz reuniões públicas durante o ano todo. Recentemente, foram realizadas reuniões em Bucareste, Montreal, Xangai, Rio de Janeiro e Agra.

Para obter mais informações sobre as organizações de suporte e os comitês consultivos, consulte seus respectivos sites na Internet:

Address Supporting Organization (ASO) - <www.aso.icann.org>

Country Code Domain Name Supporting Organization (CCNSO) - <www.ccnso.icann.org>

Generic Names Supporting Organization (GNSO) - <www.gnso.icann.org>

At-Large Advisory Committee - <www.alac.icann.org>

Governmental Advisory Committee - <www.gac.icann.org>

Mais informações sobre a ICANN podem ser obtidas no site da ICANN:
<http://www.icann.org>

© Internet Corporation for Assigned Names and Numbers

Privacy Policy | Terms of Service | Cookies Policy